terça-feira, 2 de novembro de 2010

HORA AGLUTINADA MAIS QUE INTERESSANTE...

Na terça -feira dia 26/10 , o Grupo Palavra Cantada esteve No Teatro Clara Nunes , em um bate-papo muito gostoso com os professores da rede... e claro, Nós da E.M. Perseu Abramo marcamos presença.
Divulgaram o último trabalho chamado de Brincadeiras Musicais, que visa a sensibilização da música através de brincadeiras, fato que não é novidade pois permeia todo o trabalho dessa dupla (Paulo Tatit e Sandra Peres) . A novidade mesmo é que trata-se de uma coleção composta por cinco volumes - cada um deles, inclui um livro, um CD e um DVD - que, juntos, trazem 80 brincadeiras.
No DVD, trabalham -se conceitos musicais numa linguagem bem simples. Falam dos instrumentos musicais, trabalham alguns ritmos, como o baião, o maracatu, o coco, entre outros, e estimula a prática do canto e a descoberta dos sons dos objetos e do corpo. E no repertório dos CDs, estão músicas dos 16 anos da Palavra Cantada, além de algumas inéditas, todas acompanhadas com letra e cifra. Tivemos a apresentação de um pedacinho desse Dvd, que com certeza traz toda a qualidade costumeira do Palavra Cantada.

..."O ensino de música, tão importante para o estímulo da criatividade infantil, tornou-se novamente obrigatório nas escolas. Sancionada no dia 18 de agosto de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lei nº 11.769 passou a valer para o ensino fundamental e médio de todas as escolas brasileiras, que têm, a partir de então, 3 anos para adaptar seu currículo na área de artes. Essa lei altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) que determina o aprendizado de arte, mas não especifica o conteúdo.

O ensino de música já fez parte dos currículos escolares, mas foi retirado na década de 1970. O projeto de lei para o retorno dessa disciplina foi proposto pela senadora Roseana Sarney e surgiu com a mobilização do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música (GAP), formado por 86 entidades, como universidades, associações e cooperativas de músicos. O objetivo não é formar músicos profissionais, mas sim, reconhecer os benefícios que esse ensino pode trazer para o desenvolvimento e a sociabilidade das crianças. Sandra Peres, do grupo Palavra Cantada, acha a decisão bastante válida, mas questiona a maneira com que a música será ensinada nas escolas. "O que realmente vai fazer diferença é a maneira com que as escolas despertarão o apreço das crianças pela música", diz. O importante, portanto, é que as aulas sejam baseadas na proximidade com o universo infantil. "Até 5 ou 6 anos de idade, o ideal é que elas tenham uma iniciação musical e sejam apresentadas a diferentes instrumentos musicais, para que, mais tarde, descubram de qual elas mais gostam", afirma Sandra.

Lula vetou o artigo que previa a formação específica de professores na área musical para ministrar a disciplina. A justificativa é que a música é uma prática social e, no Brasil, há diversos profissionais sem formação acadêmica específica ou oficial na área e que são reconhecidos nacionalmente. Paulo Gomes é professor de iniciação musical na Escola Estilo de Aprender e concorda que a formação superior em música não é o principal para definir um bom músico. "O importante é que o professor saiba passar conhecimentos teóricos e práticos para os alunos. E no momento de contratá-lo, cabe à escola verificar se ele se adapta à proposta curricular", diz."(texto retirado da página:   (http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI4978-10538,00.html)

A Secretaria Municipal de Educação de Diadema , procurando adequar-se a lei em questão possibilitou esse encontro Do Palavra Cantada com as crianças do Ensino Fundamental e visitantes na quinta-feira dia 28/10 , estive por lá e pude registrar alguns momentos desse show encantador!!!




Com certeza, um show inesquecível e que proporcionou momentos enriquecedores para as nossas crianças e professores de Diadema!