terça-feira, 9 de novembro de 2010

Blog E.M.Perseu Abramo: Dia do Saci!... e Viva O Folclore Brasileiro!!!

Blog E.M.Perseu Abramo: Dia do Saci!... e Viva O Folclore Brasileiro!!!: "'O Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado pelo en..."

Dia do Saci!... e Viva O Folclore Brasileiro!!!


"O Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado pelo então líder do governo Aldo Rebelo (PCdoB - SP) e Ângela Guadagnin (PT - SP) com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou "Halloween", da tradição cultural dos Estados Unidos da América. Propõe-se seja celebrado em 31 de Outubro. Anteriormente, consta que iniciativas semelhantes já tinham sido aprovadas na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e na Câmara Municipal de São Paulo."

No dia 05/11, as turmas de 4 anos A (sala 1) e 5 anos B (sala 2), comemoraram o Dia do Saci, visando contribuir com o Projeto deste ano letivo O Folclore e A Criança, oportunizando momentos de descontração e aprendizagens significativas.
Primeiramente, nos reunimos na sala 2 para assistir o vídeo Pindorama do Grupo,já comentado, Palavra Cantada, que trata de forma musical a Descoberta do Brasil,(http://www.youtube.com/watch?v=hpgaeO5it08) visando descobrir quem eram os primeiros habitantes do Brasil,no caso, os índios(nosso principal objeto de estudo), já que estes encontravam explicações místicas sobre o que não compreendiam criando muitas de nossas lendas.

Em seguida, fomos a sala 1 , ambientada para o evento, onde ouviram a Lenda do Milho, (http://www.smec.salvador.ba.gov.br/net/piraja/LENDAS.htm) reunidos em círculo, ressaltando a maneira como os índios ouviam os mais velhos.
Logo, depois, comeram o bolo de fubá , feito especialmente para a ocasião,pela mãe do professor Afrânio. Falamos sobre o milho como um dos principais alimentos dos índios e como podia ser  transformado em farinha  servindo para vários tipos de pratos , sendo um deles o bolo de fubá. Para acompanhar , refrigerante , e foi comentado que o guaraná também é uma fruta , tipicamente brasileira , e que em uma próxima ocasião seria apresentado a  Lenda do Guaraná.(http://www.sumauma.net/amazonian/lendas/lendas-guarana.htmlDica: é impressionante como nosso folclore é rico em temas explicados na  forma de lendas encantadoras, vale a pena pesquisar pois com certeza você vai encontrar o que procura.

Acabado os comes e bebes, foi entregue as carapuças de saci, confeccionadas pelos professores com papel crepon vermelho, as crianças dançaram ao som de músicas infantis tradicionais. 
Depois, foi o momento das Brincadeiras tradicionais, onde no pátio, brincaram de roda (Atirei o pau no gato e Ciranda- Cirandinha), esta última adaptada a Lenda do Lobisomem, uma das lendas mais curtidas pelas crianças, onde a professora de máscara de Lobisomem corria atrás das crianças , o que rendeu muita gritaria pelos corredores da escola.
Novamente em sala , foram entregues as máscaras de Lobisomem para a turma que dançou bastante.E, logo após, para voltar a calma, cantaram cantigas com acompanhamento de violão junto com o professor Afrânio, um momento que já faz parte do dia a dia da turma.

As despedidas entre as crianças foi feita , mas para os alunos da sala 1 (Professoras Mônica e Sônia M.) ainda houve a Biblioteca Circulante Temática, onde foram apresentados apenas títulos referentes ao Folclore Brasileiro, e as crianças puderam escolher um dos títulos para realizar a leitura em casa com a família, um momento muito apreciado e esperado pelo grupo todas as semanas.

Foi um dia que valeu a pena pela diversão e pelos conhecimentos trazidos na forma de brincadeiras e que além de tudo valorizaram nossa cultura, e...Viva O Folclore Brasileiro!!!

Blog E.M.Perseu Abramo: Dia do Saci!... e Viva O Folclore Brasileiro!!!

Blog E.M.Perseu Abramo: Dia do Saci!... e Viva O Folclore Brasileiro!!!: "'O Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado pelo ent..."