sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Blog E.M.Perseu Abramo: Rotina escolar... alguns momentos...

Blog E.M.Perseu Abramo: Rotina escolar... alguns momentos...: "Nas formações têm existido um destaque especial a questão da organização dos espaços e a rotina em si, sabemos que essas dimensões de trabal..."

Rotina escolar... alguns momentos...

Nas formações têm existido um destaque especial a questão da organização dos espaços e a rotina em si, sabemos que essas dimensões de trabalho  estão atreladas e devem ser planejados pelo professor em sua totalidade, desde o momento de chegada, as brincadeiras, os momentos de alimentação e higiene,  também fazem parte do currículo e devem ser repensados não deixando que tais atividades caiam no espontaneísmo.



"As tarefas das crianças pequenas nas creches e pré-escolas são muitas e de grande importância para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional, e o principal instrumento de que utilizam são as brincadeiras. Nesses locais, elas têm de aprender a brincar com as outras, respeitar limites, controlar a agressividade, relacionar-se com adultos e aprender sobre si mesmas e seus amigos, tarefas estas de natureza emocional.
(...)
O fundamental para as crianças menores de seis anos é que elas se sintam importantes, livres e queridas." (Lisboa,2001)


Aqui um pedacinho da rotina da turma de 5 anos do Professor Afrânio...visando ilustrar momentos que além das atividades específicas voltadas as áreas do conhecimento, também são importantes na formação da criança.

...a hora do lanche também deve ser planejada pelo professor. A disposição dos móveis deve facilitar as conversas entre as crianças; devem haver lixeiras e material de limpeza por perto para que as crianças possam participar da higiene do local onde será desfrutado o lanche (antes e depois dele ocorrer); deve haver uma cesta onde as crianças possam depositar o lanche que desejam trocar entre si (estimulando a socialização e, ao mesmo tempo, o cuidado com a higiene). Além disso, é importante que o professor demonstre e proporcione às crianças hábitos saudáveis de higiene antes e depois do lanche (lavar as mãos, escovar os dentes, etc.).