quinta-feira, 9 de junho de 2011

Nossa Brinquedoteca


Dia 25 de maio , foi inaugurada nossa nova brinquedoteca, um espaço rearranjado para receber de maneira mais aconchegante e divertida nossos pequenos. Recebemos algumas doações de mães e professoras, além claro dos brinquedos conseguidos com a verba do PNDE.Sendo assim, achei ser importante contextualizar O BRINCAR na Educação da criança.





A CRIANÇA E O BRINCAR
Podemos dizer , que a maneira da criança estar no mundo é através da brincadeira. Segundo muitos autores a atitude do brincar revela muito da criança, o que ela pensa, o que vive e o que gostaria de aprender/entender. Ainda, é através do brincar que a criança desenvolve-se e aprende um pouco mais sobre o mundo em que ela está começando a conhecer.
Desde a era mais remota as crianças brincam , em suas diferentes culturas , com brinquedos e brincadeiras das mais variadas, mas apenas a pouco tempo, a brincadeira passou a ser vista como “ A expressão da criança e a infância a ser compreendida como um período de desenvolvimento específico e com características próprias” , segundo Kishimoto,(1990).
Sendo assim, estudos voltados á educação das crianças pequenas dos mais variados foram realizados em busca de conhecer e colaborar com aprendizagens significativas dentro do contexto escolar.

Pesquisadores , entre eles Piaget (1978), afirmaram que a criança pode demonstrar a partir da brincadeira o nível cognitivo no qual se encontra, Vygotski (1984) compreendeu a brincadeira como resultado de influências sociais que a criança recebe ao longo do tempo, logo, vale dizer que conhecemos muito da criança quando ela brinca. Ainda ressaltou  que o brinquedo cria na criança uma zona de desenvolvimento proximal e através dele que a criança obtém as suas maiores aquisições. Por isso, falamos sempre em buscar e propor atividades lúdicas, divertidas, interessantes, pois é assim que a criança enxerga o mundo e aprende consequentemente.
Quando a criança brinca de faz de conta, por exemplo, ela cria oportunidades lúdicas de compreender os papéis sociais e colocar-se no papel do adulto, compreendendo melhor algumas regras, desenvolvendo as relações inter-pessoais, ou seja, seu convívio com outras pessoas e “evolui quanto à diferenciação eu – outro.” (Almeida, 1995; Carvalho, 1981; Carvalho, 1989; Oliveira e Rossetti-Ferreira; 1993; Pedrosa e Carvalho, 1995).Muitas outras aquisições são oportunizadas  com o brincar, ela levanta hipóteses, soluciona problemas, revive momentos e situações que lhe trouxeram algum tipo de conflito, medo , ansiedade , alegria, conforto, passando a lidar melhor com elas.
Diante de todos esses aspectos e benefícios, a brincadeira deve ser privilegiada sempre no ambiente educacional, tanto para as crianças de educação infantil como para os maiores do ensino fundamental, já que não deixaram de ser crianças e , portanto, também brincam. Cabe a nós profissionais entendermos a criança como um ser brincante” (Wajskop, 1995), e convencer gestores, colegas e os pais sobre tal importância em todos os momentos da educação desde que usados como aliados no aprendizado dos nossos pequenos.
Aqui, alguns cantinhos organizados na Brinquedoteca da Nossa Escola: 






                



"A leitura do mundo precede a leitura da palavra" (Paulo Freire)