sábado, 25 de junho de 2011

Nossa BIBLIOTECA... Onde momentos cheios de magia acontecem!!!




A Biblioteca é um meio de integrar as pessoas com o mundo da imaginação e da realidade, possibilitando criatividade, aprendizagem e conhecimento.
A leitura é uma das linguagens mais importantes nos diferentes meios sociais e culturais, logo, é uma das linguagens mais valorizadas na educação atual, pois precisamos dela em todas as outras áreas. Mas como devemos caminhar com esse trabalho tornando-o interesante para nossas crianças?
Como já sabemos, ou deveríamos saber, todos nós somos potencialmente leitores desde o nascimento, porém não da maneira convencional, didática, somos leitores do mundo.Logo, o trabalho com a leitura desde os bem pequenos do período integral, também deve ser valorizada. Se não conseguem ainda, ler decifrando códigos de escrita, sabem ler através do visual, do tátil... se não lêem da forma usual...sabem escutar e criar histórias, contar causos, e essas atitudes devem ser incentivadas sempre. É isso que torna o papel do professor educativo.
Acredito que , oferecendo boas leituras e incentivando–as desde cedo, podemos desenvolver o gosto pela leitura e consequentemente teremos ótimos escritores, com repertórios ricos e cheios de criatividade.
Para tanto, nada que uma biblioteca muito bem organizada e atrativa para enriquecer esse trabalho. 

Muitas habilidades estão em jogo, no ato de visitar uma biblioteca.
Não podemos nos satisfazer com o simples hábito da leitura, esse é só o começo, mas criar o prazer  de ler , convidar a criança, a um mundo mágico de descobertas e conhecimento. Isso acontece a cada dia, em cada estratégia, na forma como o professor faz a leitura , na modificação dos ambientes, na própria escolha da história e nos contextos que possibilita com cada visita mágica á um espaço literário diferente.  A própria atitude do cuidado com o livro, é imprescindível. Pois, se eu cuido eu valorizo. Aprende-se á ouvir para, consequentemente, ser um bom leitor e “um bom leitor absorve o conhecimento, ampliando-o em todas as áreas de sua vida” (Martinelli, 2000).
Ao entrar em contato ludicamente com diferentes histórias, a criança está aprendendo, constrói um repertório próprio o que possibilita inventar e agir de maneira original sobre o mundo das coisas, aprende a fazer maiores associações, tornando um ser criativo e portanto, transformador.


Agora, um pouquinho do nosso Espaço de Leitura - onde momentos aconchegantes e convidativos ao mundo da fantasia...e imaginação...acontecem... -.


A apreciação
A seleção

A leitura visual
A organização e criatividade
O interesse


“As situações de leitura mais motivadoras também são as mais reais:isto é, aquelas em que a criança lê para se libertar, para sentir prazer de ler, quando se aproxima do cantinho de biblioteca ou recorre a ela” (Solé, 1998, p. 91).


Ao professor cabe criar as condições para que o encontro do aluno com a literatura seja uma busca plena de sentido.”(Cosson , pág.29,2006). 

Um comentário:

Cristina disse...

Que bacana poder compartilhar deste momento...fico feliz em ver como esses pequenos são estimulados por vc....