terça-feira, 20 de maio de 2014

Enriquecendo Nosso Trabalho...

Nossa escola investiu muito na aquisição de materiais para a faixa etária trabalhada, organizando a biblioteca com um acervo mais adequado para leitura e empréstimos (fantoches, aventais de histórias) , atividades, a melhoria dos cantos na brinquedoteca, organizamos caixas com brinquedos diversos para o berçário, contribuindo para um trabalho de incentivo á estimulação por parte dos profissionais em relação aos seus alunos, acreditando que, é somente através da estimulação dos sentidos, que a criança bem pequena amplia a criatividade, a inteligência, as habilidades e sua visão de mundo, mas para isso , alguns materiais e espaços devem ser repensados e adquiridos ou construídos. 
Está cientificamente provado que a fase do 0 aos 6 anos é uma das fases primordiais para o desenvolvimento do cérebro. Nesta fase, as crianças apreendem conhecimentos com muita facilidade. Porém, se não receberem o estímulo necessário, poderão ter dificuldades futuras. 

Blocoes de histórias confeccionado

 














As professoras, atuam como mediadores do processo ensino-aprendizagem, propondo aos alunos situações desafiadoras para que ele confronte e modifique suas hipóteses fornecendo-lhe informações que o ajudem a ampliar seus conhecimentos proporcionando a participação e realização de atividades significativas. Para tanto, alguns materiais foram construídos pelas próprias professoras garantindo o acesso e á adequação de materiais tão discutida e necessária nas escolas de Educação integral no nosso município. Sabendo que cada grupo e criança é único , sendo necessário desenvolver projetos e sequências de atividades adequadas ás necessiadades e características de sua  sala de aula.
A família é fundamental nesse processo e deve participar e colaborar para o desenvolvimento da criança, oportunizando a continuidade do trabalho da escola em casa e até mesmo colaborando com um ambiente facilitador para todos os familiares, visto que as famílias moldam-se ás crianças nessa faixa etária, pois esses tomam um espaço e cuidados diferenciados e especiais colocando á família toda em função desses pequenos. 
Sendo assim, nosso Projeto contou com espaços de participação das famílias nas atividades pedagógicas da escola, sendo muito bem avaliada, mas ainda temos casos de pais que não são presentes ou colaborativos nesse sentido , apesar dos diversos incentivos propostos pela Escola e profissionais.
Claro, que muito ainda deve ser feito mas temos caminhado nesse sentido, por acreditar ser esse um caminho de valorizar o trabalho do profissional garantindo meios eficazes para o seu trabalho e buscando oferecer um aprendizado de qualidade em nossa escola para os pequenos.






 

Nenhum comentário: